Hoje a Olimpíada de Química do Estado de São Paulo realizará a primeira edição da Seletiva Paulista destinada a alunos de 9º ano e Ensino Médio matriculados no estado de São Paulo.

Trata-se de uma prova de conhecimentos em Química que será realizada virtualmente, no dia 19/04/2024, por meio de plataforma da FUVEST (www.fuvest.br). O acesso à prova será feito a partir das 8:00 e até 20:00.

De acordo com o site oficial da OQSP 2024, essas são algumas das instruções para a realização da prova:

1. Duração da prova: 2h30, a partir do primeiro acesso.
2. Acesso à prova: das 8:00 às 20:00.
3. A prova poderá ser acessada via link app.fuvest.br com o login e senha cadastrados.
Clicar em “Área do candidato” >  Meus exames  >  Competição – Olimpíada de Química do Estado de São Paulo – OQSP 2024 (Redação, Seletiva Paulista)  >  Clicar no botão “Prova online da Seletiva Paulista”.
➡ Antes do início da prova, as instruções devem ser lidas com atenção.
4. A prova terá 50 questões de Química de múltipla escolha com 5 alternativas, sendo apenas uma correta. A prova terá duração de até 2h30 a partir do primeiro acesso do estudante e poderá ser realizada na Escola ou em outro ambiente de preferência.
5. Ao término do tempo (2h30), a prova será encerrada e a pontuação até o momento será computada.
6. Os estudantes têm a inteira responsabilidade sobre o acesso aos meios eletrônicos necessários para a realização da prova. Para que não haja problemas de compatibilidade, recomendamos fortemente que a prova seja realizada em computador ou notebook e usando versão atualizada do navegador Google Chrome.
7. A prova deverá ser realizada de forma individual e sem qualquer consulta a meios impressos ou eletrônicos, podendo o estudante portar, no momento da prova, apenas lápis, borracha, caneta transparente e papel em branco para rascunho.
8. Haverá uma prova única para todos os candidatos, independentemente da série cursada.
9. Uma vez respondida a questão, não será possível retornar para revisão ou alteração da resposta.
10. Enquanto uma questão não for respondida, não será possível avançar para outra questão.
11. As questões e alternativas serão dispostas em ordem diferente para cada candidato.
12. A divulgação da prova e do gabarito será feita no dia 22/04 no site da OQSP.
13. A nota poderá ser consultada a partir do dia 23/04 acessando o link app.fuvest.br “Área do candidato”.
14. A relação dos estudantes classificados para a Fase Final via Seletiva Paulista será divulgada no dia 26/04, no site da OQSP. A classificação será processada de acordo com as normas do edital.
Clique aqui e confira o Edital na íntegra.
Desejamos a todos uma boa prova!