Período para pedir isenção da taxa começa em 15/4

Os candidatos que desejam realizar o exame de forma gratuita têm até o dia 26/04 para fazer a solicitação ao Inep. Aqueles que foram isentos da taxa de inscrição em 2023, mas não compareceram aos dois dias de prova, devem justificar a ausência.

O período para solicitar isenção da taxa de inscrição no Enem 2024 será de 15 a 26 de abril, incluindo também a possibilidade de justificar ausências na edição de 2023.

Os interessados deverão pedir a isenção, pela “Página do Participante”, com o login único do Gov.br.

Mas afinal, quais são os critérios para fazer o Enem de forma gratuita? O Inep prevê a gratuidade para as seguintes categorias de pessoas:

-Matriculados na 3ª série do ensino médio (em 2024) em escola da rede pública, conforme declarado ao Censo Escolar;
-Indivíduos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada;
-Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, registradas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

Confira abaixo, o cronograma:

-Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 15 a 26 de abril
-Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio
-Período de recursos: 13 a 17 de maio
-Resultado dos recursos: 24 de maio

Você encontra mais informações no site: GOV.BR